PERIODONTOLOGIA

A Periodontologia é a área da Medicina Dentária que se ocupa da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que afectam as estruturas de suporte dos dentes (gengiva, osso, ligamento periodontal e cimento da raiz) .

A inflamação e consequente sangramento das gengivas (gengivite) é um problema relativamente comum, causado pela acumulação de placa bacteriana e tártaro (placa bacteriana calcificada). Quando não tratada, a gengivite pode progredir e levar à destruição das estruturas de suporte  (periodontite), observando-se neste caso perda de osso, mobilidade dentária, recessão gengival e quando não tratada a tempo perda dentária.

Qualquer pessoa que não tenha uma correcta higiene oral pode desenvolver gengivite e por conseguinte periodontite, no entanto factores como gravidez, tabaco, algumas doenças sistémicas, dentes mal posicionados ou uso de protese podem agravar a patologia.

Quando realizada a tempo e correctamente, apesar de não ser possível recuperar o osso perdido o tratamento da periodontite permite diminuir a mobilidade dentária e prevenir a sua perda.