ODONTOPEDIATRIA

A Odontopediatriaé a área da Medicina Dentária  que se destina ao tratamento de crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais.

Os dentes de leite, apesar de temporários, são tão importantes como os dentes definitivos. Ajudam a criança a falar, garantem o espaço e o alinhamento dos dentes definitivos e têm uma função estética, que é fundamental no desenvolvimento da auto-estima da criança.

A maioria das cáries dentárias nas crianças são de evolução rápida e surgem por dificuldade na higiene oral, levando à acomulação de placa bacteriana e consequente desenvolvimento da cárie dentária. Daí a importância do acompanhamento e seguimento periódico da criança pelo Médico Dentista, sendo  recomendado que a primeira consulta seja realizada assim que os primeiros dentes nasçam (6 meses -1ano). 

Aplicação de flúor

A aplicação de flúor reduz a incidência de cáries e sensibilidade dentária fortalecendo a estrutura do dente contra a desmineralização e promovendo a remineralização do esmalte dentário.

Aplicação de selantes

O selante de fissura é uma espécie de verniz que é aplicado nas fissuras dos dentes tornando a sua superficie mais lisa e permitindo uma limpeza mais fácil.